quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Kibe - Herança Árabe



Quibe ou Kibbe é um prato da Cuisine Levantine, que é difundida no Libano, Síria, Palestina, Jordânia, Iraque, Turquia, Chipre. Na cozinha do levante, há uma variedade de pratos feitos com o trigo para kibe.A maioria do árabes que vieram para o Brasil no século XlX e séc. XX, fugidos de conflitos, eram de origem sírio-libanesa. Como é uma cultura milenar e há até quem diga que a civilização iniciou-se no que hoje é o Iraque. Ao comermos um simples kibe, talvez, estejamos repetindo um ato que aconteceu desde antes de Cristo. Além disso, os árabes espalharam-se por várias regiões. Do Oriente Médio ao Norte da Africa, no decorrer da historia ocuparam a Europa. Praticaram comércio com o mundo. Espalharam também seu conhecimento, suas ciências e sua cultura. Diante disso, fica muito difícil identificar onde surgiu exatamente um prato da gastronomia árabe. O mesmo kibe feito no Libano, é feito no Marrocos, no Irã, no Brasil, em qualquer parte do mundo, com alguma diferença que os modificam entre si.Mas uma coisa podemos ter certeza. Parte da cultura árabe esta entranhada na cultura Brasileira e faz parte do nosso dia-a-dia,e o melhor nem percebemos.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

domingo, 6 de dezembro de 2009

Minha produção para nota

Este video foi elaborado para uma apresentaçâo de final de curso "Tecnologia na Educação", eu e meus colegas resolvemos apresenta-la, foi ótimo ... E, se você quiser saborear este delicioso prato da Cousine Levantine, faço por encomenda.



quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

História de Cuisine





Um passado cultural único ajudou a fazer da comida libanesa a mais popular de todas as cozinhas do Oriente Médio.
Na maior parte do seu passado, o Libano foi governado por potências estrangeiras que influênciaram sua gastronômia. De 1516 à 1918, os turcos otomanos controlavam o Libano e apresentaram uma variedades de alimentos que âinda hoje fazem parte de suas tradições, como cozinhar carneiro.Após os Otomanos serem derrotados na primeira guerra mundial (1914 - 1918),a França assumiu o controle do Libano até 1943, quando o país alcançou sua independência. Durante este período, os franceses apresentaram alguns dos seus alimentos mais consumidos, particularmente o pudim de caramelo, uma sobremesa que retorna ao ano de 1500, e croissants amanteigados.
Os próprios libaneses também trouxeram outros alimentos de culturas diversas para sua culinária. Antigas tribos viajaram por todo o Oriente Médio, levando consigo alimentos que não estragavam facilmente, como o arroz e as tâmaras.